Páginas

domingo, maio 11, 2014

Minha opinião: Quadriologia The Vampire Diaries (Diários do Vampiro)

Muito conhecida no mundo todo, a série de drama e suspense chamada The Vampire Diaries (Vulgo 'Diários do vampiro', no Brasil) faz sucesso desde 2009 e continua até hoje (os episódios da 5ª temporada estão acabando de serem lançados já esse mês =~~ ). Eu sou fã mortal (ai, que trocadilho sem graaaaça) da série, e acompanho ela loucamente toda semana quando lança episódios novos. Mas eu nunca tinha lido os livros até então.
No natal do ano passado eu ganhei de meu namorado o boxe com a quadriologia de livros da série. Não são os únicos livros, mas são os 4 primeiros, e principais. Eu tava esperando a série acabar (poxa!), MASSS eu sou muito ansiosa e não aguentei. Meus motivos de esperar eram nada mais nada menos a minha certeza que os livros eram totalmente diferentes da série. E bem: acertei :( Personagens trocados, com aparências diferentes, histórias que não tem muito haver com os episódios da série, e enredo estranho. Não perde sua graça pra quem gosta de um bom suspense misturado com fantasia (sou dessas), mas não se compara a série, infelizmente. Digamos que no livro é tudo muito rápido, trocado, misturado (pudera, né!), mas confesso que em uma semana já tô no último livro. Adoro uma 'boa' história, e a do livro nem é tão ruim. Pelo menos não dá pra misturar com a da série. Vou mostrar a sinopse pra vocês, e dar minha opinião sobre cada um dos livros:

"Elena Gilbert, uma garota órfã que vive com sua tia, Judith, e sua irmã mais nova, Margaret, ainda está muito abalada com a perda de seus pais. Elena estava de férias na França, mas, no começo do ano letivo, volta à pequena cidade de Fell's Church, onde reencontra suas melhores amigas: a sensata Meredith e a pequena Bonnie. Um rapaz chega à escola logo em seguida. Elena descobre que seu nome é Stefan Salvatore. Entretanto, a vida de Stefan é rodeada de vários mistérios, que são intensificados com a chegada de seu irmão mais velho, Damon Salvatore. Os irmãos têm antigas desavenças, que foram geradas pelo amor a uma mesma mulher, Katherine. Numa atmosfera de mistério, suspense e amores, os segredos vampíricos e sobrenaturais da pequena cidade são intensificados com inúmeros acontecimentos extraordinários, e Elena, Stefan e Damon se veem cada vez mais ligados."

(se você não quiser ler spoiler do livro, não continue lendo)

O DESPERTAR
O começo de tudo...a velha história de Stefan ir para a cidade, Elena se encantar por ele, e, para tudo! No livro Stefan não tem aquele casarão da antiga família dele, ele simplesmente mora numa pensão. E Elena é descrita como a pessoa mais linda e legal da cidade (sem falar que no livro ela é loira de olho azul. Oi?). É uma diferença gritante e tanto da primeira temporada para a série. E foi meu primeiro impacto de ler todo e ficar repetindo que achei um lixo kkk talvez pelo ~choque de realidade~ ao me deparar com tudo diferente, inclusive os personagens. É bom, mas recomendo ler o livro antes de ver a série, pra assim ter uma surpresa melhor ao assistir. Enfim...o primeiro livro tem muita fantasia e muito suspense mesmo, toda hora você fica ansiosa esperando o que vai acontecer. Não vou ficar repetindo como que eu poderia ter achado melhor se tivesse lido o livro antes. Mas poderia sim.

O CONFRONTO
Toda a história se desenrola nesse livro. Os segredos, o embate, e o começo do triângulo amoroso. Infelizmente Elena continua sendo uma babaca mesmo nos livros. E aí acontecem situações tensas, Stefan corre perigo (como sempre nesses livros. Nunca vi personagem de livro mais frágil do que ele!), e Elena continua entre os Salvatore. Não gostei de um fator em especial: Stefan tem uns negócios estranhos, tem umas coisas de vampiro que se assemelham a qualquer outra história menos a TVD. Enfim...a família de Elena (que por sinal tá totalmente diferente da série também) se volta contra Stefan, e num ato de fúria, Elena foge e acaba sendo perseguida por uma força louca. E o livro termina num acidente.

A FÚRIA
Elena (já) é uma vampira agora. Depois do acidente, Damon e Stefan a transformaram, e dá a louca nela, e assim como na série, ela sofre uma ligação momentânea por Damon, tentando matar Stefan. E se desenrolam cenas que levam Elena a se esconder, e a lembrar de sua vida humana. E ela volta pra Stefan (mas o triângulo continua...). A cidade inteira começa a passar por situações sombrias, fora do comum, e por alguns capítulos dá a impressão que todo mundo pirou.
E enquanto todos acham que Elena morreu, ela se adapta a sua nova vida e tenta ao lado dos amigos e dos Salvatore, achar a força sombria que a matou e que está fazendo a cidade pirar. E aí, já sabe, né? Katherine ressurge (SIM, tudo é totalmente do nada nesses livros!!!).

REUNIÃO SOMBRIA
Até eu começar a ler o último livro, ainda não tinha entendido que ao matar Katherine, Elena também morreu (É). O penúltimo livro definitivamente foi confuso, mas o último começou 'bem'. E aí há toda uma confusão, continuam acontecendo coisas movidas por forças estranhas, e Elena começa a aparecer nos sonhos, assim como Klaus aterrorizando todo mundo (sim, Klaus é assim, todo aparecido no livro -.-). A parte final do livro se resume a uma batalha frenética e cheia de surpresas.

Ainda tem mais alguns livros adicionais, que pretendo comprar ou baixar pra ler. Espero que valham mais a pena. (Ah, e quem tá acompanhando a série, hein???? Eu tô morrendo com esses últimos episódios! =/)
Vocês já leram, assistiram ou ouviram falar? Espero que tenham gostado da postagem ^^

0 comentários: