Páginas

quarta-feira, novembro 06, 2013

(Não) voltando ao passado.




Em um piscar de olhos eu posso voltar (mentalmente) a qualquer parte do meu passado. Qualquer parte que eu quiser relembrar ou reviver dentro de mim mesma.
Pode ser aquela parte que me faz sofrer horrores, e que eu não desejaria nunca viver novamente. Ou aquela tão feliz que me faz querer ter um botão de repetição na vida. Ou então, simplesmente aquela memória leve e calma, quase perfeita...só pra ter aquela paz que há tempos eu não tenho.
É tão complicado encarar o presente quando se tem partes no passado que ainda nos deixam presos lá de certa forma. É tão complicado pensar no passado e ter vontade de voltar, desfazer ou refazer nossas atitudes. Afinal, o que chegamos a viver novamente nunca tem aquele gostinho que tinha antes. E nada que queríamos nunca ter vivido, não vai poder ser desfeito.
E se a gente ficar preso a algo que já aconteceu e que não voltará mais, acabaremos nos afundando num poço do passado que nos impede de enxergar qualquer coisa que pode ser feita agora ou planejada para o futuro. É estranho isso de mexer com o tempo de nossas ações e de nossa vida, né? Mas todo o caos está concentrado no nosso pensamento de que ''antes tudo era mais fácil'', mesmo sem ser. Pois realmente não é.
Toda época, todo momento, tudo que vivemos até hoje passou por dificuldades e sofreu consequências (sejam elas boas ou ruins). Mas quando uma lembrança se torna distante aos nossos olhos, ela naturalmente parece ser melhor do que aquela que estamos vivenciando agora.
Tenho certeza que você já ouviu isso, mas é tudo questão de ponto de vista. Se olharmos para nosso presente como se não fosse nosso, ele parece melhor do que é. Então, comece a olhar para seu próprio tempo atual como se você fosse melhor do que acha que é. Pense bem: se pudéssemos voltar ao passado e refazer tudo com a cabeça (e os sentimentos) que temos agora, não iríamos fazer nada, e não teríamos mais a mentalidade que temos hoje. Tudo seria refeito e nada seria como agora. E é aí que se encontra a solução: Dá sim pra reviver, rever, sentir de novo e sentir o novo. E tudo isso, agora. Sem ter que querer voltar atrás para fazer ou nunca ter feito algo. Porque realmente é horrível estar no presente querendo voltar no passado. Mas pior ainda é estar morando no passado e não ter a noção de que se pode fazer tudo de maneira bem melhor agora.

0 comentários: