Páginas

sexta-feira, outubro 21, 2011

Série Profissões: Ilustrador

6170576297_0155411c42_z_large
Sumi com essa tag né? Mais por falta de tempo do que por qualquer outra coisa, mass eu estou voltando aos poucos com a rotina normal do blog, estão percebendo né? Enfim, estou aqui hoje pra falar de outra profissão super alternativa e legal: a de ilustrador.
Emerald_nova_by_archann_large
Então achei um resumo bem legal sobre a profissão no site ''Tudibão''...que por sinal é ótimo também! Então, vamos a tese:
''Antes de tudo, derrubemos mitos e paradigmas: Ilustrador é uma profissão, geralmente autônoma, que envolve todas as obrigações, direitos e deveres de qualquer profissão: pagamos imposto, cumprimos horários, fazemos contrato e… trabalhamos! Saber ilustrar não é dom, nem mágica cósmica, mas muito preparo e estudo, ao longo de muitos anos…
Muita gente confunde ser ilustrador com desenhar ou pintar. Várias pessoas que gostam de desenhar se dizem ilustradores, assim como pintores também (geralmente amadores). Não é bem assim. Nós amamos o que fazemos, mas não fazemos por diversão: investimos dinheiro, temos contas a pagar e tiramos nosso sustento disso. Segundo a wikipedia, ilustração “é uma imagem pictórica, geralmente figurativa (representando algo material), utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação, sintetizar ou, até, simplesmente decorar um texto”. Complementado, a ilustração é uma forma de comunicação imagética aplicada não só em textos, mas também em embalagens e anúncios.
A grande diferença está em que a ilustração é feita, na grande maioria das vezes, por encomenda segundo um briefing (conjunto de informações pertinentes que forma um tipo de ordem de serviço) determinado. Um pintor pode pintar o que quer, assim como um desenhista amador. Um ilustrador não, ele segue os ditames para os quais foi pago.
Claro, podemos opinar, temos nosso estilo e acrescentamos ou modificamos elementos, mas na ilustração estamos, essencialmente, produzindo um trabalho por encomenda para um determinado uso e local, que servirá a um propósito pré-concebido. A ilustração já nasce com um destino traçado e específico.
Se você pensa em ser um ilustrador, tem que entender, antes de qualquer coisa, que isto é uma profissão e tem de pensar como tal: saber negociar, atender bem, cumprir prazos, ser ético, prospectar, etc. e sempre estudar e se aprimorar.
Desenhar ou pintar bem ajudará bastante, com certeza, e são grandes indicadores que você pode ter vocação para ser ilustrador. Se então, tomou a decisão de ser um, se prepare, estude bastante, não só arte, mas também como ser um profissional.''


Salário: Varia muito..experiencia ,curso,etc. Entre 1000 R$ a 3000 R$.


Demais, né? Então...resolvi trazer algumas ilustrações lindíssimas que estão espalhadas pelo WE HEART IT, e sei que vocês vão adorar também!:
Tumblr_lr7ti4xgwq1qbggb4o1_500_large
Tumblr_lq515jkela1qa7ajjo1_500_large
6163032158_4b2e879cc9_z_large
Tumblr_lt5ocacaur1qbl4kbo1_500_large
(NA ROUPA! QUERO UMAAAA *-*)
6267144834_fcd6435c17_z_large
Yanii3_large
Tumblr_lqqp7juydh1qzcapfo1_500_large
5539922603_4e4487e14f_z_large

0 comentários: