Páginas

quarta-feira, outubro 06, 2010

Síndrome de Pinocchio





Não adianta fingir que nunca fez isso ou que já não fizeram a você, porque estará mentindo, afinal, o assunto de hoje é a mentira.
Mentir é inevitável e às vezes até aceitável, contanto que não seja para machucar as pessoas. Ok, isso realmente não existe, porque por mais que às vezes mentir é a melhor coisa a fazer, alguém sempre vai descobrir, e terá uma reação ruim. Sim, não vou negar que de vez em quando, é melhor uma mentirinha do que uma verdade. Mas... Como sempre dizem: mentira tem perna curta, e, mesmo que você não queira, ela vai aparecer, e tudo vai ficar pior. A não ser que você seja um especialista em fugir de mentiras, mas isso não é o caso. Claro que não estou dizendo que é para todos saírem ai na rua contando a verdade, e falando o que bem vier à cabeça, o que quero dizer é que às vezes, bem às vezes, a mentira, no começo, é boa, mas no final sempre tem seu lado ruim.
Na verdade não estou aqui para falar de mentiras bobas e verdades insignificantes , mas sim mentiras que doem, aquelas bem grandes que fazem total diferença na sua vida. Eu sei que, se nossos pais falassem para nós quando éramos crianças que Papai Noel, Fada do Dente e Coelho da Páscoa não existem, a infância não seria a mesma. O que quero dizer é que, se vocês já perceberam, desde quando nascemos somos empurrados para mentiras, mesmo que pequenas.
Seus pais dizem para você não contar mentiras, mas na mesma hora estão falando para você que Branca de Neve e coisas do tipo existem. Dizem que os pais são nossos exemplos, então, se eles realmente são isso, por que mentem para nós e exigem que não contemos mentiras á eles? A única resposta que encontrei para isso, até hoje foi: para nos proteger. Não se esqueça que, apesar de haver contos de princesas, ainda existe aquele do Pinocchio, que, para mim, é o que mais tem lição de moral e dá nome ao post.
Às vezes mentimos porque a verdade dói. Em nosso ponto de vista, isso é algo bom, afinal, estamos protegendo pessoas que gostamos, mas, você já tentou pensar no outro lado? Imagine você ser a pessoa sendo enganada, e conte-me a verdade: você ficaria com raiva, e nem pensaria que a pessoa mentirosa fez aquilo para te proteger, não é mesmo? E então chegamos ao ponto em que eu queria.
É que #euodeio quando tentamos fazer algo para mudar e cobrir a o que não tenha sido legal da nossa parte, mas que, no final, não dá certo. Fica chato para os dois lados. O fato de a mentira ser pior do que a verdade ainda assombra muito, afinal, quando vamos saber qual é o melhor momento para mentir ou não? E ai eu digo: nenhum. Mentiras, em minha opinião, não deveriam existir. A verdade, por mais que seja dolorosa, é o melhor remédio. Assim, sendo honesta, você não vai precisar se preocupar com descobrimentos de mentiras no futuro, ou brigas desnecessárias. Talvez você perca algumas coisas, certos, muitas coisas, mas, no final, sua consciência não vai pesar. Porque, veja pelo lado bom, você contou a verdade. Fez o certo. E é isso que importa.
Acho que o mundo seria um lugar mais agradável de viver se, antes de mentirmos para quem que quer que seja, olhássemos o lado do outro.

Mentira, é fato, tem perna curta, e o máximo que podemos fazer é aceitar isso.

Beijos, Tatiane.

0 comentários: