Páginas

domingo, outubro 03, 2010

Como fazer belos auto retratos

Fazer fotos de você mesmo virou uma febre em tempos de Flickr. Além de ser uma ótima forma de testar várias técnicas sem precisar encher o saco de amigos você estará controlando 100% da foto, tanto como fotógrafo quanto como “modelo.” Assim controlar o resultado é fácil! Se você quer começar a se aventurar no mundo dos auto retratos veja algumas dicas úteis:

Use um tripé ou apoio + timer:

Desista de fotos no espelho ou esticando o braço com a câmera na mão. Para um resultado realmente de qualidade (e sem ser clichê) apoie a câmera em algum móvel ou tripé e use o seu amigo timer. Aconselho o tempo de 10 segundos, ele é ideial para você ir até o local desejado e fazer a pose escolhida.

Olhe a composição!

Independente da sua câmera você sempre pode controlar a composição. A composição é o que vai fazer a diferença na sua foto, então pense bem nela! Ser um auto retrato não é desculpa para não ser criativo!


Foque antes

Caso esteja usando uma DSLR deixe um objeto aonde você vai estar e foque nele, depois disso mude o foco da lente para o Manual para não mudar na hora da foto. Quando for disparar tire o objeto e tome seu lugar. Pronto! O foco vai ficar perfeito (na maioria das vezes, pelo menos.) Caso esteja usando uma compacta tente manter um objeto aonde você vai estar, mas não há garantia que o foco sairá perfeito, pois nas compactas você tem menos controle sobre isso.



Use a criatividade

Retratos devem ter personalidade, e para colocar sua criatividade nas fotos nada como ter você mesmo como modelo. Você mesmo não vai achar suas ideias malucas demais ;) Faça fotos que têm a ver com você ou, quem sabe, vá além somente pela boa foto! É o seu momento de treinar!


Não faça só auto-retratos

Sim, tem várias vantagens, mas não fique somente nos auto-retratos para não se limitar. Além de ser cansativo (às vezes demora um pouco para conseguir uma boa foto mesmo com todo o cuidado!) só fazer isso vai limitar seu dom de fotografar. Alugar aquela melhor amiga às vezes é a melhor opção! isuhaiushaiusha


Beijuxxx, Am.