Páginas

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Leitura: De repente dá certo, de Ruth Rocha.

31473_666.jpg (360×500)
Imagine que você é uma quase adolescente, com apenas 11 anos de idade. Uma menina que tem manias e frustrações. Que acha o namorado de sua mãe, junto com seu filho Pedro, um saco, que é apaixonada por um menino mais velho, mas que não podem ficar juntos devido a religião dele, e que está crescendo tão de repente que chega a se assustar. Mas que também tem suas amigas, seu pai, sua madrasta, sua mãe e uma porção de coisas para ficar feliz. Até que sua mãe se casa, e ela é obrigada a entrar num mundo totalmente novo: o de conviver em família, e de sentir, mesmo sem querer, o conhecido ''amor''.
A partir daí, em detalhes, Beatriz conta no livro tudo que ela está passando, e como ela está amadurecendo. E a medida que ela vai crescendo, ela vai descobrindo sentimentos novos, e descobrindo quem ela realmente é.
A história foca-se totalmente na vida de Beatriz, mas a medida que o tempo passa, a história muda o foco não só para Beatriz, mas também para seu meio-irmão Pedro, ao qual eles se aproximam cada vez mais...e é quando ela aprende a superar, e também conviver com as dificuldades de um jeito diferente! O livro termina quando ela já tem 15 anos, e com a seguinte frase: '' [...] E quando eu voltar, puxa vida hein, Magrela? De repente dá certo!''.
Eu lembro que quando ganhei esse livro, tinha 9 anos, e foi eleito por mim na época, um de meus livros favoritos, aliás, vocês não tem noção de quantas vezes eu lia esse livro! hehehe, eu aproveitava que ele era pequeno, e o fato de eu nunca cansar de ler a mesma coisa, pra ficar lendo e relendo...Lembro que esse livro também acompanhou várias fases minhas até hoje, e não é atoa que escrevo sobre ele aqui, pra dividir com vocês um de meus livros favoritos desde criança! Aos 9 eu tentava entender o livro, quando cheguei aos 12...me sentia ''A'' Beatriz do livro, e agora...eu vejo que sempre entendi mais que perfeitamente a essência do livro, por isso que eu lia e ainda leio ele tantas vezes, e toda vez é como se eu nunca tivesse lido! Tanto que quando peguei ele na minha estante no ano passado, logo emprestei para minhas melhores amigas (aka @josi_veloso e @karoltavaress), para elas lerem também, pelo fato de eu achar o livro tão incrível que merecia ser compartilhado com mais pessoas!
Pra todas as idades, e com nem tantas folhas, o livro é lindo, escrito de uma maneira bem legal, e retrata fases de infância/adolescência contadas por uma menina que acho que nem nós mesmos saberíamos retratar como tal! Indico que leiam, porque realmente vale a pena :D.
Procurei pra caramba pela internet o livro pra ler online ou pra download, mas nem achei...porém se alguém for comprar, já aviso: não é caro! É na faixa de 20, ou 25 realidades, e se for isso tudo!
Hm...e essa capa aí do inicio do post, é a do livro que eu tenho, porém tem uma nova edição de capa, também muito bonitinha, e acho que é ela que tá no livro que tá vendendo atualmente por aí...
9788516065157.jpg (400×581)
Beijos =*

3 comentários:

Anônimo disse...

Ei faz um resumo dos capitulos pra mim. Vou fazer uma prova no dia 02abril12

Marcelle T. disse...

Esse livro marcoou minha adolescência!! li milhões de vezes e fiz todas as minhas amigas da escola lereem e todas amaraam!!! pena que eu tbm naum achei atée hj ele pra ler online ou baixar!:(

Anônimo disse...

Mt Bom Esse Livro Gostei!!