Páginas

terça-feira, julho 12, 2011

Da série Profissões: Escritores.

4691055986_1bb34c3da2_z_large
Como eu disse semana passada, estou toda semana postando na tag Profissões. Semana passada a profissão foi a de fotógrafo ( clique aqui pra ler ), e hoje vou falar de outra profissão que eu amo e admiro muito.

Tumblr_lmsseofkos1qj96kzo1_500_large


''Escritor é o artista que se ocupa de produzir textos escritos de qualquer gênero literário. O escritor expressa, pela arte escrita, todo o seu universo interior, introduzindo o leitor em um mundo de fantasia, usando técnicas e métodos de escrita para conseguir atingir os efeitos desejados. Para ser considerado profissional, o escritor deve ter obras publicadas, e se não as tiver é denominado "escritor amador". Em toda a história, existiram diversas escolas literárias, e cada uma delas tinha características específicas, ou seja, os autores de cada escola tinham pontos em comum, como a maneira de escrever, os temas abordados, enredos, técnicas usadas, reações esperadas, etc. '' ( via brasil profissões )

Um escritor precisa ter a mente bem aberta, um senso criativo, e ter facilidade de comunicação escrita. Tem que ter acima de tudo o gosto pela leitura, o dinamismo e a determinação de passar emoção e verdade para os leitores.

Salário: Pesquisei e disseram que um escritor recebe algo próximo de 10% do valor de venda de cada exemplar, ou seja, depende de quantos livros vai escrever, o valor e o volume de venda.

Digamos que sou uma escritora amadora, sempre me arrisco escrevendo aqui no blog, como vocês sabem, e garanto: é uma experiência ótima. Eu sempre digo que escrevo pra desabafar o que está dentro de minha cabeça (ou meu coração), e com histórias reais ou não, expresso o que sinto e alivio meus sentimentos. Você já tentou fazer isso?! Pra quem está começando agora ou quer se inspirar para 'escrever', recomendo alguns dos meus escritores favoritos:

Caio Fernando Abreu

600full-caio-fernando-abreu2.jpg (440×277)

Ele não podia faltar aqui de jeito nenhum. O cara morreu há um tempo atrás (era soro positivo), mas até hoje (e principalmente hoje) ele faz muito sucesso em redes sociais, em trabalhos e na cabeça de muita apaixonada por leitura por aí. Dono de uma lírica incrível, ele é um cara digno de admiração. Super inteligente, faz textos que passam emoção pra quem lê. É meu escritor favorito sem dúvidas.

''Para seu próprio bem, guarde este recado: Alguma coisa sempre faz falta. Guarde sem dor, embora doa, em segredo.''

J.K. Rowling

Tumblr_ln8q7rz8x41qc34q7o1_500_large

A escritora da minha série de livros favorita: Harry Potter. A mulher ficou milionária com seu enorme sucesso, e além da série, ela escreveu livros adicionais e tem uma boa bagagem de trabalho nas costas. Digamos que ela é a responsável por fazer milhões de crianças, adolescentes e adultos sonharem bem mais alto.

''Não existe bem ou mal: somente o poder e aqueles fracos demais para enfrentá-lo. ''

Clarice Lispector



Com feições de um gato, essa mulher 'quase' brasileira tem um portfólio enorme de textos e livros maravilhosos, que fascinam quem lê. Ela tem um dom inexplicável, escrevia sobre tudo de uma forma tão incrível e legal, aposto que a maioria de vocês aí já pesquisou ou leu algum texto dela por aí no orkut, né? Eu adoro muito o jeito que ela escreve, sou apaixonada pelos livros dela, tenho um só de contos que é incrível! \o

''O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.''

Cecily Von Ziegesar 

Cecily-von-Ziegesar-Gossip-Girl.jpg (400×250)

Escritora dos muitos livros nada mais nada menos que ''Gossip Girl'' e ''It Girl'', ela foca seu trabalho mais na escrita para adolescentes. Ela é de NY e sempre diz nos livros que foi uma pessoa muito rica e mimada, e ela passa isso para as histórias dela. Eu já li todos os livros Gossip Girl, e eles super tem uma linguagem bem ''nossa'', sem censura e falando de tudo bem abertamente. Seus livros abragem o mundinho adolescente de riqueza e classes sociais, com conflitos, amor, dinheiro e muita diversão em GG, e os livros são tão bons que não é atoa que acabaram virando uma das séries mais conhecidas entre nós. Os livros dela são mais pra adolescentes mesmo, e eu realmente recomendo.

''Adotar o amor livre será tão fácil quanto tirar um par de sapatilhas? Parece que alguém andará descalço no parque.''

Ruth Rocha



Ela escreve mais pro público infantil, e tem um grande acervo de obras pras crianças, mas desde pequena eu leio ela, e adoro. As histórias são legais, divertidas e não tem aquelas bobagens pra enrrolar criança hahahaha (não to dizendo isso pq leio ela não hein!). Ela é beeem criativa mesmo, e eu tenho meu livro favorito, se chama ''De repente dá certo''. Ele não é infantil, e conta a história de uma pré-adolescente que foi se apaixonando pelo filho do padrasto, e o livro fala mais da vida dela, da familia, e sempre com a protagonista narrando, e os bons fatos são mais pro final! É muito bom, e eu indico (já li mil vezes)!

''Pra ser gente, não basta saber falar.''


Próxima semana tem mais hein! Beijos!

0 comentários: