Páginas

sábado, outubro 30, 2010

MANIPULAÇÃO DE IMAGENS: QUANDO É LEGAL?

Logo que a fotografia digital se consolidou um paradigma nasceu na Fotografia: manipular as fotos é legal? Pode ou não pode? Fotografia manipulada é ou não é “fotografia de verdade”?



Acima o famoso blog “Photoshop Disasters“, com doses diárias de manipulações nem um pouco bem sucedidas.
Primeiro vamos entender que a fotografia digital chegou para ficar. Ainda existem aqueles que dizem que somente fotografia analógica é verdadeira e somente quem fotografa em câmeras analógicas é um verdadeiro fotógrafo. No caso desta nossa discussão vamos partir da premissa que a fotografia digital é atualmente a forma mais difundida e, na maioria dos casos, profissionalmente mais viável.


Os exageros da foto-manipulação

Temos que considerar que existem manipulações e manipulações. O que vemos em muitos usuários atuais do Flickr, por exemplo, é o uso em peso da manipulação para deixar uma foto que não tinha nada de mais em algo bonito. A foto acaba sendo a manipulação em si. Isso é válido, claro, caso o objetivo seja o de ser mais um “artista de fotos” perdido pelos confins da Internet. Alguns ganham prestígio pelos seus métodos de manipulação e isso vira arte. Artisticamente falando qualquer manipulação é válida afinal artisiticamente falando tudo é válido 
. Artisticamente falando não existe “exagero”.

Tallships (by Paulles2008)

O “exagero” existe quando estamos falando de fotografia realista, comercial, “que deveria ser verdadeira”. Aquela onde a manipulação deveria passar despercebida sendo tida como realidade. Neste caso exagerar não é legal. Vemos o resultado desse exagero indevido em algumas fotos de revistas com mulheres nuas perfeitas e sem poros na pele, em cores extremamente saturadas e impossíveis, paisagens que não existem e por aí vai. Se o objetivo não é criar arte exagerar sempre será um mau negócio.

Quando manipular é legal?

“Photoshopar” uma foto não é algo que possa ser condenado ou até mesmo evitado. Manipular hoje é normal e ao invés de evitar completamente fazê-lo devemos usar com bom gosto todas as possibilidades que os aplicativos nos oferecem para melhorar fotos que já saem boas da câmera.

Lembre-se: uma foto espetacular já sai espetacular da câmera. Manipulação vai deixá-la mais espetacular ainda. Uma foto mediana não será magicamente transformada por um software.

Retirar ou adicionar itens em uma foto: realmente precisamos disso? Métodos tradicionais (como pedir para uma pessoa se afastar do seu enquadramento) normalmente são muito mais eficazes do que editar depois. Você demora 30 segundos para tirar a bagunça da mesa antes de bater a foto e 10 minutos para tirar essa bagunça digitalmente. Além disso é preciso muito cuidado para não estragar sua imagem ao fazer esse tipo de edição. Padrões repetidos, cores e sombras que não condizem com a realidade da foto… tudo isso pode ser notado facilmente em edições menos cautelosas.
Quero ser magra e ter olhos azuis: mais uma vez métodos tradicionais como o bom uso de poses para cada tipo de corpo é muito mais eficaz do que editar uma pessoa inteiramente depois. Além disso transformar um retratado em outra pessoa não é legal. Destaque os olhos, mas nada de mudá-los de cor!



Quando estamos falando de editar retratos tenho uma posição bem específica: fotos mostram vários detalhes. Muitas vezes detalhes que nem nós percebemos. Existem defeitinhos que eu, vivendo por viver anos no meu corpo, percebo. Mas outras pessoas não percebem. Na edição de retratos disfarço os defeitos que nem eu tinha percebido e reforço as qualidades. Com cuidado o seu retrato mostra a beleza da pessoa sem transformá-la em outra.
A fotomanipulação não precisa ser do mal. Mantendo uma aparência natural suas fotos podem brilhar ainda mais com a ajuda dos aplicativos disponíveis hoje. Sem exageros, mas não deixando de arrasar! Pra isso monte uma make-up bacana, um look cool, uma boa iluminação, pegue seu melhor ângulo, essas coisas... não seja dependente de edição! :))

beijuxxx com carinho, 
Am.

0 comentários: