Páginas

terça-feira, agosto 03, 2010

AS 5 VIRTUDES DA EDIÇÃO

1. Corrigir o balanço de cor

As cores da sua foto podem estar diferentes da realidade por vários motivos: sua câmera está um pouquinho descalibrada, luzes muito variadas e malucas no local, balanço de branco difícil de fazer na hora… se você está fotografando em RAW corrigir o balanço de cor é mamão com açúcar. Com um simples conta gotas e uma área cinza você faz o balanço de cor da sua foto.






2. Criar efeitos que têm algum "significado"

Os efeitos da moda são passageiros. Já efeitos que têm algum significado ficam pra sempre. Por exemplo: quando estiver no outono adiciono um efeito (um simples preset que criei no Lightroom) que deixa as cores verdes mais amareladas. Assim, mesmo aqui no Brasil as cores não mudando drasticamente, dá para notar que a foto foi feita no outono. Esse é um exemplo de efeito que mesmo não sendo muito discreto tem um objetivo. Sacas?



3. Usar vinhetas

Embora eu adore falar mal das pobres vinhetas (#fatão), elas não são tão ruins assim. Eu até acabo usando, às vezes. O problema é sempre o uso exagerado (e isso vale pra tudo!) Usando a vinheta de forma delicada, para chamar mais atenção para o centro da foto, ela pode sim ser sua aliada.



4. Corrigir defeitos de pele que não são permanentes

Quando fazemos um retrato queremos buscar o melhor daquela pessoa, não uma pessoa diferente! Vale lembrar. Porém existem defeitinhos que não fazem parte dela. Quando você acorda com AQUELA espinha no rosto... e já havia marcado uma sessão de fotos, é uma ótima salvação. Aquela espinha não faz parte de você, então não há na-da demais corrigi, right? Além de machucadinhos e outros problemas temporários podem ser retirados e sua foto ainda vai ficar verdadeira. Eu por exemplo não dou de cara muito com esse problema, pelo menos não ainda.. mas quase nunca fico satisfeita.. as vezes saem uns erros no rosto, que eu gosto de corrigir... e isso não faz mal a ninguém! :)



 (sim, a da foto acima sou eu) 

5. Adicionar nitidez em fotos digitais

Todo mundo já sabe que as fotos digitais carecem de duas coisas, em comparação às fotos de filme: nitidez e profundidade. Isso é fácil e normalmente necessário de arrumar na edição. No Lightroom, por exemplo, temos um ótimo painel de nitidez (Sharpness) e também de profundidade (Clarity.) Use e abuse dessas ferramentas para deixar sua foto ainda mais bonita.






• Essas foram as dicas de hoje absolutas leitoras, me desculpem o sumiço... estava viajando, e tempo pra pc? PEEM na-da! Espero que tenham gostado, agora me deixem ir se não me atraso pra aula :) 
é, elas já começaram por aqui...
kisses, Am.

2 comentários:

Tati Nanda disse...

ahuahauhauahuahu
você deve falar muito pessoalmente...mas é tão engraçado!!!
adorei as dicas...
^.^
bjins flor.
http://zonzobulando.blogspot.com/

Am. disse...

ASAJHSAJHSJQHEUIQGEYIQGJA' sim, eu falo mto... como descobriu? :O


que bom que gostou, ainda essa semana farei outro post... eu falei pra pra Bê, por eu ter demorado tanto vou fazer 2 ESSA semana! (:

Até breve.
kisses*