Páginas

sábado, abril 17, 2010

Os sete mandamentos escolares

 http://whi.s3.prod.lg1x8.simplecdn.net/images/1858603/tumblr_l0dlv9ATWO1qa0pwvo1_400_large.gif?1270426978

1. Não deixarei para o final do bimestre o que posso estudar hoje.
Parece óbvio, mas todo ano você promete isso e acaba fazendo o contrário. Então, tente, pelo menos no início, rever todas as matérias dadas em sala de aula no mesmo dia. Se tirar só meia hora de estudo com bastante concentração verá que seus
resultados serão surpreendentes logo nas provas do primeiro bimestre. No segundo, você ja estará acostumada com a disciplina.

2. Prometo que ficarei longe de fofocas.
Fofocas na escola sempre terminam em encrencas. Todo mundo parece ter uma atração irresistível pelo disse-que-me-disse. Mas não se sinta tão culpada, de vez em quando você pode até curtir uma fofoca, mas lembre se experiências passadas que não foram legais, você já deve sair que a maior parte dessas histórinhas nunca acabam bem. Portanto, sempre corte o mal pela raiz e recuse-se a escutar seja lá o que for.

3. Prometo tentar amizades com as novas alunas.
A mania de ignorar as novas colegas, em geral, é comandada por uma pontinha de ciúmes. Acontece que essas meninas costumam chamar a atenção dos garotos. Mas, pense bem: além de politicamente incorreta, essa atitude é discriminatória. Você pode estar perdendo uma excelente oportunidade de, até quem sabe, conquistar uma grande amiga. Dê uma chance às novas garotas, se apresente e tente saber mais sobre elas. Depois, decida se dá para continuar investindo nessa nova relação ou se é melhor deixar para lá.

4. Juro que meus trabalhos sempre vão estar à frente de tudo.
Comece fazendo um esquema de estudos já na primeira semana de aula. E habitue-se a segui-lo à risca. Use a agenda e aprenda a consultá-la, todos os dias, antes de ir pra escola e à tarde, quando for estudar. Comece os trabalhos e pesquisas, de grupo ou nao, assim que a tarefa for passada. Com organização e método, sobrará muito mais tempo para você fazer tudo o que quizer, sem desespero.

5. Prometo que não vou zuar com ninguém.
Ficar de cochicho cada vez que aquela menina gordinha passa por perto ou cair na gargalhada quando o piadista da sala lhe coloca o apelido de baleia, pode parecer uma diversão sem maiores consequencias. Entretanto, se continua achando um exagero considerar simples uma brincadeira de agressão e fica em dúvida se engrosssa ou não o coro das gozações maldosas, pense em duas coisas: A primeira: e se estivesse no lugar dela? Depois, pergunte a você mesmo: pra que agir dessa maneira? Respondendo a essas questões, verá que vale a pena repensar sua postura.

6. Prometo não bater de frente com nenhum professor, nenhum mesmo.
Pensando bem, será que aquela professora de matemática não teve razão de pagar no seu pé ? Quem sabe ela não viu um enorme potencia em você e detestou ver tanto talento desperdiçado? Então, neste ano aja diferente. Só converse, ria e atende celular na hora do intervalo. Prestar atenção nas aulas já é meio caminho andado para tirar notas boas. Procure também evitar discussões e bateções de boca com professores, por mais que eles sejam chatos. Você pode não gostar da idéia, mas eles são autoridades e merecem respeito. Se a situação complicar, converse com a coordenadora pedagógica.

7. Namoros e ficadas vão atrapalhar meus estudos.
Concerteza você deve saber que qualquer garota fica com a cabeça no mundo da lua quando de apaixona, é isso que não te deixa pisar ne terra por nenhum segundo, o que acaba atrapalhando a sua concentração nos estudos. Então, se pintar um amor este ano (ou se o romance do ano passado continua com tudo), curta à vontade, mas aprenda a separar as coisas. No começo pode ser difícil, mas depois verá que valeu apena.


Fonte: Orkut

0 comentários: