Páginas

terça-feira, julho 14, 2009

Como ter um blog cool, por LinkNinja e Depois dos Quinze

Pretty-desk-602x400_large_large
To sem tempo para fazer um post sobre dicas de blog, então leiam esse que li, achei super valido no blog linkninja.
"Vou começar um blog e pensei em colocar link karatekid … opaopaopa! O nome deve retratar alguma coisa que o leitor vá encontrar no seu blog. Não adianta pegar nomes de blogs famosos (é incontável a quantidade de Justsfulanas que apareceram depois do Just Lia, dos milhares de Places que surgiram depois do Evelyn’s Place e nos vários andos que surgiram depois do Borboletando). Não estou implicando por uma suposta inspiração de nome, mas acho que o fato de vc “se inspirar” em algo que já existe pode queimar seu filme e afastar alguns visitantes que tenham essa visão. Porque não um nome criativo e realmente diferente que desperte a curiosidade das pessoas e as levem a clicar?

E o layout? Sabe, adorei o da fulana … NÃO de novo e com força. Faça um layout que tenha a ver com você e com seu blog. Antes um layout padrão do sistema de postagem que você usa do que algum mega colorido, cheio de coisas piscantes ou ainda copiado de algum blogueiro famoso. E vale lembrar de evitar colocar gifs piscantes, muitas informações, muitos posts na página principal … conhece a lei do menos é mais? É mega válida pra isso.

Miss/Mister Simpatia: é o tipo de coisa que eu nem preciso falar, mas não custa dar aquela refrescada. Ser simpático, atencioso e prestativo faz com que seus visitantes voltem e até repassem seu. Sabe aquela história que ás vezes vale muito mais carisma do que beleza? Pois é. O blog não pode ter um layout espetacular, mas se o blogueiro for querido com certeza ele cativará seus leitores.

Você já foi mais humilde, bem mais humilde: tem blogueiro que ganha espaço, faz sucesso e de repente, perde a popularidade por culpa do EGO. Já muitas blogueiras que eram querídissimas e quando o sucesso subiu a cabeça, passaram a serem estúpidas com seus leitores. Claro que ninguém nesse mundo vive 24hrs, 365 dias no ano de bom humor, mas isso não impede você de continuar mantendo os 2 pézinhos no chão.

Foco no conteúdo: boa parte dos blogs que fazem sucesso fecharam seu conteúdo e dentro disso, criaram diferenciais. Sabe aquela história do feijão com arroz e de repente veio o bife a milanesa e depois a batata frita? Então, é o que fizeram esses blogs. Não adianta fazer um blog sobre cultura pop engraçadinho como o Papel Pop se você for fazer tudo chupinhado do Phê ou ainda, fazer piadinhas se você é um completo looser na arte humorística. Não adianta fazer um blog sobre beleza como o 2beauty se você não sabe nem se maquiar. Minha sugestão é que você busque um assunto que você se interesse e se sinta a vontade para falar. Não entre na idéia de “ah agora a onda é ter um blog sobre moda então vou abrir um” porque é FURADA. As pessoas querem saber o que você tem de diferente de outra pessoa e não o que ela pode encontrar em trilhões de blogs por aí.

Faça Blogginworks: saia comentando nos blogs que você considere interessantes e que tenham a ver com o que você gosta. Numa dessas, o blogueiro clica no teu blog, curte o conteudo e indica você por meio de posts, trocas de links e afins.

Comentários Construtivos: PELOAMORDEDEUS nunca, mas NUNCA comente “Oi gostei do seu blog, passa no meu, beijinhos” porque fica NÍTIDO que você não leu absolutamente nada e no fundo você só quer que a pessoa seja mais um clicando no seu blog. Antes fazer um bom comentário do que fazer 10 ctrl c + ctrl v blogs em diferentes.

Use e abuse abuse dos Microbloggins: quando eu comecei a blogar, não existia NADA de Twitter, Plurk, Meme nem nada do gênero MAS percebi que depois que comecei a usar essas ferramentas, o número de cliques vindos dessas páginas correspondem a “marromeno” 20% do tráfego gerado no Borboletando, portanto se funciona pra mim, funciona pra vocês também. Mas use essas redes não só como “oi atualizei, passa lá”: interaja com seus potenciais leitores, dê replys, tenha um bom relacionamento com eles. Se você for atencisoso ele pode até não gostar do tema que você aborda no blog, mas as chances dele visitar, comentar e até ser um leitor fiel são grandes.

O que o povo gosta: ouça, digo leia as sugestões dos seus leitores e se for possível, atenda. O foco do Borboletando é moda, beleza e comportamento feminino porque o público que lê ele é formado por meninas de 15 a 25 anos que buscam essas informações, MAS como eu citei no item acima sempre tem potenciais leitores que apesar de não se identificarem com o assunto, leem e sempre tem uma sugestão na ponta da lingua. No meu caso, há algum tempo venho recebendo e-mails e comentários de meninos (pasmem!) pedindo para que eu falasse mais sobre moda masculina e que cuidados eles podem ter com a beleza e por esse motivo, já venho pesquisando e entrevistando alguns meninos para montar essa série de posts.

Sua vida não me interessa: foi-se o tempo que o blog era diário virtual e você contava sobre o gatchenho que vc trocava olhares na escola e os foras que ele te dava. Hoje o blog é uma ferramenta poderosa de comunicação e tão influente que se tornou um dos braços mais importantes da Social Media, portanto não a desperdice. Você pode sim fazer abordagens pessoais, mas fale sobre coisas relevantes. Sabe aquele produto que você comprou e gostou? Sobre um filme que você assistiu e adorou? A música que não te sai da cabeça? Uma festa que você foi e quer ir de novo? Use e abuse dessas “dicas pessoais”.

Arrasa no Pasquale: evite usar linguagem de internet o tempo todo. Escrever uma ou outra palavra com uma grafia diferente, usar uma gíria e afins é válido, mas evite fazer 90% do post lotados de gírias, abreviações de internet e MoNtAnHaAhHhH rUxXaHhAh mIgUxAaAh. Tio Pasquale e seus leitores agradecem. As dicas foram dadas, agora é só arrasar na jogacionês"

0 comentários: