Páginas

sábado, setembro 10, 2011

[CRÍTICA]: Água para Elefantes (filme e livro)

''A vida é o Maior Espetáculo da Terra.''
Tumblr_lnkud1uom81qhsefao1_r1_500_large

O Livro.
5076715660_d19625dc56_z_large
Eu dei o livro de presente para uma de minhas melhores amiga (aka @josi_veloso) de aniversário pelo fato da foto da capa - o Robet Liiiindo Pattinson - (não era essa capa da foto, era esta próxima foto aí de baixo com o Robert e a Reese abraçados) e porque antes do filme ser lançado, ficamos ansiosas pra assistir por causa do próprio Rob e acabou que nem aqui na cidade estreiou e pã rã rã. Mas quando ela leu ela enloqueceu e me emprestou pra mim ler garantido que era maravilhoso. E olha só, não é mesmo? Sou apaixonadíssima por livros, e apesar de muitos terem uma coisa bem estragada na história ou na linguagem, sempre me encanto. Mas foram poucos livros que me fizeram rir muito, chorar e sentir milhares de outras coisas durante a semana enquanto eu lia. O livro é todo contado por um velhinho, o Jacob. Ele está num asilo agora, e o circo chega a cidade, o fazendo lembrar dos tempos em que ele trabalhou em circos, e como ele começou na história circense: no circo Irmãos Benzini - O maior espetáculo da terra.
Na verdade ele era muito jovem e estava prestes a se formar na Cornell em medicina veterinária, até que seus pais morrem num trágico acidente de carro e ele perde tudo que tinha. E vai em busca de uma vida nova e de se descobrir. Até que ele pula num vagão de um trem e descobre que entrou no trem do crico irmãos Benzini, e lá ele encontra um rumo para sua vida vazia até então. Vira o veterinário do circo. E se apaixona duas vezes: Pela Rosie, a elefanta. Uma grande atração do circo que sofre nas mãos do dono do circo. E por Marlena, a mulher do dono do circo. Ele descobre com o tempo coisas incríveis e terríveis também, e ele, Rosie e Marlena sofrem muito nas mãos do Tio Al e do August, os donos do circo.
O livro tem uma linguagem muito boa, cenas incríveis, e partes um pouco mais adultas também, e em tudo isso você pode se imaginar nas cenas do livro, enfrentando tudo que o Jacob teve que enfrentar. E o final foi mais que emocionante, sem mais comentários.

O filme
Tumblr_lqymr6ywrh1qdxt9to1_500_large
Sinopse: Jacob Jankowski (Hal Holbrook) já passou dos 90 anos e não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30, período difícil da economia americana, que o levou a trabalhar num circo. Foi lá, enquanto era jovem (Robert Pattinson) e um ex estudante de Veterinária, que ele conheceu a brutalidade dos homens com seus pares e também com os animais, mas encontrou a mulher por quem se apaixonou. Marlena (Reese Whiterspoon) era a Encantora dos Cavalos, a principal atração e esposa do dono do circo: August (Christoph Waltz) um homem carismático, mas extremamente perigoso quando suas duas paixões estavam em jogo.

MINHA OPINIÃO E COMENTÁRIOS: Logo que li o livro corri pra baixar o filme. Por vários motivos, msmo sabendo que o filme não ia ser fiel ao livro, coisa que me precipitei ao pensar, pois tudo é quase igual, mas pelo fato de ser um longa metragem, coisas foram diminuidas e ocultadas para não aumentar mais do que deveria e estragar a emoção do filme. Coisas como as partes mais adultas e alguns personagens inúteis para a história. Nada que a estrague, mas quem leu fica com aquele gostinho de quero mais. Entretanto, não deixou a desejar em nada.
O Robert Pattinson dando um super show e mostrando quanta habilidade e emoção ele pode transmitir. Reese me decepciona kkkkk, tá, gostei da atuação dela, mas não curto muito ela como atriz nas coisas de hoje em dia, esse é o problema. O cara que faz o dono do circo/marido dela/manda chuva também fez um ótimo papel. Senti que ele saiu literalmente do livro para mostrar e reproduzir tudo que estava escrito. E a elefanta, e as cenas com animais e tudo mais foram simplismente maravilhosas. Um show de imagens, que realmente fazem você rir muito, como chorar também. Muito emocionante, principalmente o final e as partes do sacrifício do cavalo favorito de Marlena, de quando August bate na Rosie, do Robert quase chorando.... Esse merece ser assistido muitas e muitas vezes.

Tumblr_llpm4khsbs1qk78beo1_500_large
489619-10-1313949819318_large
489619-10-1313949815222_large
Tumblr_lp95gelupc1qm1lgvo1_500_large
Tumblr_lmv8dzvrya1qaoe1oo1_500_large
180547_178067475567854_156923034348965_399295_6908619_n_large
Robert-pattinson-reese_374_large
Tumblr_lmg0l2sniw1ql5ingo1_500_large
Tumblr_leoncardl31qcigbto1_500_large
Tumblr_ldilgsbcyn1qcb4yqo1_500_large
2983761711_1_7_jonwb6sz_large

2 comentários:

Suzana Sabino disse...

Adorei o post.
Água para elefantes é um dos meus livros favoritos. Tbm li por causa do moço aí na capa. UHAUSHAS...
Super recomendo, é ótimo mesmo. :)
Em relação ao filme, bom, eu esperava mais. Mas é claro que eu compreendo que não é possível colocar centenas de páginas de um livro em menos de 2h de filme e se colocassem poderia ficar bem cansativo.
Mas de qualquer forma eu gostei tbm e os atores fizeram muito bem os seus papeis. A fotografia tbm é linda e o cenário foi muito bem feito. ^^

Obs.: Adorei as imagens que vc colocou. ^^

Beatriz Alves Leite disse...

Realmente ficaria cansativo mesmo se pusessem tuuudo!
Obrigada :)