Páginas

domingo, agosto 07, 2011

Série Profissões: Músicos

Tumblr_lpk9izao6u1r080j0o1_500_large

A profissão de hoje foi escolhida através de meu grande amor pela música. Sério, não tenho o mínimo dom para tocar muito menos cantar, mas admiro muito artistas que fazem isso sem medo de críticas e batalham pelo seu sucesso. Enfim...


Tumblr_lp5neeynzo1qa6iyio1_500_large

'' Como alguém descobre que quer ser músico? Com certeza não é uma profissão para ser escolhida às vésperas do vestibular. É uma das poucas em que, para ingressar na faculdade, é necessário ter experiência
anterior. Qual? Tocar bem um instrumento e ter noções gerais de música, para passar na prova de aptidão, eliminatória em todos os cursos oferecidos no Brasil. Por isso, o ideal é começar a estudar algum instrumento na infância ou, no máximo, na adolescência. A música é mais do que uma profissão. Quem vive disso, se apaixona. Ela é a própria vida do músico, o que exige dedicação total. As principais características do músico são criar, compor, interpretar e executar melodias. O músico popular pode atuar como instrumentista e arranjador. Já quem escolher seguir uma carreira erudita tem como opções as áreas instrumental, de composição e de regência. ara exercer a profissão de músico é necessário obter o registro junto à Ordem dos Músicos do Brasil, entidade que regulariza e fiscaliza a profissão de músico em todo o País. A profissão foi regulamentada pelo decreto 3857, de 22/12/1966.''

Faixa salarial: A carreira de músico é uma das carreiras que apresentam maior variação salarial. Segundo a Ordem dos Músicos do Brasil, o salário inicial de um músico gira em torno de R$ 750,00.

O Curso: Apesar de muitos músicos não serem formados, a faculdade é muito importante. O pior é passar pelo vestibular, que no caso da faculdade de música funciona realmente como um filtro. O exame de aptidão é bastante difícil e exige que o candidato saiba ler partituras e toque bem um instrumento. A duração do curso varia de 4 a 6 anos, dependendo da escolha do estudante (licenciatura ou bacharelado). Durante o curso o aluno escolhe um instrumento, podendo ser: violino, violoncelo, piano, trompete, clarinete, saxofone ou percussão. Algumas disciplinas são obrigatórias, como, por exemplo, teoria musical, estética musical e canto.

Algumas faculdades que oferecem o curso no Brasil.: Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste -
Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Universidade Católica de Salvador (UCSAL); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade do Estado do Pará (Tel.: 91 244-5177); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade de Brasília (UNB); Universidade Federal de Goiás (UFG).

Regiões Sul e SudesteUniversidade Estadual Paulista (UNESP); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Escola de Música do Espírito Santo (Tel.: 27 222-0933); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Tel.: 41 223-1129); Conservatório Brasileiro de Música (CBM); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Universidade de São Paulo (USP); Faculdade de Música Carlos Gomes (Tel.: 11 278-1162); Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/FIAM/FAAM); Faculdade Santa Marcelina (FASM); Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

Falta algum incentivo? Veja fotos de ícones que conseguiram e estão formando/já formaram uma carreira muito boa com seu dom e talento!

Tumblr_lpds40zb8k1qg2xlyo1_500_large
1311276575802_f_large
9_large
Tumblr_lpkcq5vzp31qdeg0ho1_500_large
Img_9216_large
155514,800,80_large
Tumblr_lpfea5wat01qfqlamo1_500_large

0 comentários: