Páginas

domingo, dezembro 27, 2009

A estrada até agora.

Supernatural: A estrada até agora…
Resolvi fazer um resumaço para uma das melhores séries da atualidade.

Criada por Eric Kripke, a trama dos irmãos Winchester é muito mais do que parece. Já vi gente dizendo que “é série pra meninas ficarem suspirando e blá blá blá” mas não é bem assim.
Quem começou a me viciar nisso foi minha mãe é Dona Margarete,você! Lembram quando passava de madrugada? pois é, ela não perdia um, aí desde quando começou a passar de nove da noite no sbt, meu irmao começou a assistir, aí um dia desses no meu eterno ócio, eu resolvi assistir, e me apaixonei cara, que série perfeita!

Todo o embasamento cultural, religioso e bíblico da trama mudou todo o meu conceito. Com elementos que lembram vários antigos seriados como Buffy – A Caça Vampiros. Com uma vantagem em cima desta: Supernatural é o que Buffy nunca foi: uma excelente série de horror.

Vamos por partes, ou melhor, por temporadas (com SPOILERS, obviamente):

supernatural_1ªtemporada


Primeira Temporada

Tudo começa em novembro de 1983. A família Winchester está em casa e de repente um barulho estranho alerta o patriarca John , o Comediante de Watchmen) para ir até o quarto de seu filho mais novo, Sam. Chegando lá, sua mulher Mary ao tentar proteger o pequeno Sam é atacada por algo que a prende no teto incendiando-a em seguida. A cena acontece também na frente do filho mais velho do casal, Dean. A partir dali, a vida da família Winchester nunca mais foi a mesma e o pai saiu em busca da verdade sobre a morte da mulher.

Corta para 2005.

Dean (Jensen Ackles) vai atrás de seu irmão Sam (Jared Padalecki) na Universidade de Stanford , afirmando que o pai deles desapareceu durante uma caçada. Dean pede ajuda a Sam, mas este está reticente devido a alguns problemas que ficaram por resolver com John. Depois de alguma insistência, Sam aceita ir com Dean e os irmãos partem em viagem. Durante a busca, a namorada de Sam, Jessica, é morta nas mesmas condições em que a sua mãe perdeu a vida. Sam sente-se culpado por não ter conseguido protegê-la, por isso desiste da Universidade para caçar o que matou a sua namorada.
No quinto episódio, intitulado ‘Bloody Mary’, é revelado que Sam teve premonições da sua morte, semanas antes de acontecer. Ao mesmo tempo que caçam o que matou Jessica e a sua mãe, Dean e Sam procuram o seu pai e ajudam pessoas, ao lutar contra criaturas sobrenaturais como vampiros, bruxas, palhaços bizarros entre outros. Percorrem todo o país, juntando cada vez mais pistas. Algum tempo após caírem na estrada, acabam por encontrar John que lhes revela que a criatura que procuram é um demônio. Jonh planeja usar a Colt, um revólver mítico que mata qualquer coisa. Contudo, no final dos 22 episódios da temporada, depois de não conseguirem matar o demônio dos olhos amarelos, os três ficam gravemente feridos num acidente de automóvel causado pela criatura.

Supernatural-s2b

Segunda Temporada

Sam e John escapam do acidente apenas com ferimentos leves, mas Dean está à beira da morte e o seu pai faz um acordo com o demônio dos olhos amarelos (Azazel), dando-lhe a Colt e a sua alma em troca da vida de Dean. Na segunda temporada fica claro que o demônio tem grandes planos para Sam. Na noite da morte da sua mãe, Sam foi infectado com sangue de demônio, o que lhe deu certas habilidades psíquicas quando se tornou adulto. O demônio fez o mesmo a outras crianças que os Winchester conhecem no decorrer da temporada. Os irmãos também conhecem novos aliados. Ellen, Jo e Ash ajudam-nos nas suas caçadas, assim como Bobby, um velho amigo da família.

Na primeira parte do último episódio, o demônio junta todas as crianças especiais numa vila abandonada para lutarem uns contra os outros, até que só haja um sobrevivente. Sam é morto por Jake, o vencedor, sucumbindo nos braços de Dean.
Para trazer Sam de volta, Dean vende a sua alma (é mal de família), restando apenas um ano de vida. Juntos, os irmãos matam o demônio (Azazel), mas não antes de Azazel, através de Jake, conseguir abrir as portas do Inferno, deixando muitos demônios escaparem. John também consegue sair do inferno e ajuda Dean a matar Azazel. No fim, John parece ir para um lugar melhor. Essa temporada teve 22 episódios. ( que acabou a pouco tempo)

supernatural-season-3-dvd

Terceira Temporada

Agora, a história baseia-se nas tentativas de salvar Dean do seu acordo. Pelo caminho, os irmãos conhecem um demônio chamado Ruby (que se apossou do corpo de uma mulher) que mostra interesse em Sam e diz conseguir ajudar Dean. Também conhecem Bela Talbot, uma “colecionadora” e vendedora de objetos antigos que está constantemente a prejudicá-los. Dean e Sam conseguem, depois de algum tempo, encontrar o demônio que guarda o contrato de Dean – um ser de grande poder chamado Lilith. Ela quer que Sam morra. No final, Sam e Ruby não conseguem salvar Dean e ele é morto e enviado para o inferno. Por conta da greve dos roteiristas, essa temporada teve somente 16 episódios.

spn_season_4

Quarta Temporada (que começou segunda)

A temporada começa com Dean acordando sete palmos embaixo da terra num caixão. Mais tarde descobre que foi salvo do Inferno por um anjo chamado Castiel, sob as ordens de Deus com a justificativa de que os céus têm um trabalho para ele. Sam desenvolveu as suas habilidades com a ajuda de Ruby durante os quatro meses em que Dean esteve morto. Pouco depois descobre-se que Dean foi ressuscitado para ajudar a parar o plano de Lilith de quebrar o 66 selos que libertariam Lúcifer do inferno. No season finale, Sam mata Lilith mas a sua morte é o último selo. Os anjos também queriam que os selos se quebrassem porque acreditam que Dean é o único que pode matar Lúcifer e, assim, os anjos podem criar o Paraíso na Terra. Ruby revela que manipulou Sam desde que se conheceram na terceira temporada, então ele e Dean matam-na, por vingança. Com todos os selos quebrados, Lúcifer é liberto. Essa temporada é composta por 22 episódios e foi a melhor na opinião de muitos (inclusive na minha, que to começando a assistir a temporada).

O resumo acima foi escrito baseado no verbete da série no Wikipédia.

Referências Bíblicas

Um dos pontos mais interessantes da série é a quantidade de referências e citações do Evangelho no roteiro. Lúcifer, Lilith, Azazel, Miguel, Zacarias, Castiel e etc são nomes recorrentes em algumas versões da Bíblia. A guerra entre o céu e o inferno tem ligação direta com as ações tomadas pelos protagonistas e, consequentemente, a salvação do mundo vai depender deles. O Apocalipse já foi anunciado com a libertação de Lúcifer na última temporada. E agora?

O Carro

Toda essa jornada não seria possível sem um veículo decente e que estivesse à altura da qualidade da série, certo? Pois então. John deixou de herança um Chevy Impala 1967 zerado nas mãos dos filhos.

Chevy Impala 1967 deixado por John Winchester. Pai generoso esse, não?

Chevy Impala 1967 deixado por John Winchester. Pai generoso esse, não?

Trilha sonora

Se você ainda não está convencido de que a série merece ser vista pelo enredo, tudo bem. Mas ao saber das músicas que embalam a trama você talvez mude de ideia. O personagem Dean, que é o irmão mais velho, é fã de rock clássico. Como o carro está sob a sua responsabilidade, o toca fitas também. Se liga em algumas das que já tocaram:

Bon Jovi – Wanted Dead or Alive

AC/DC – Thundstruck

AC/DC – Back in Black

AC/DC – Highway to Hell

Lynyrd Skynyrd – Down South Jukin’

Rush – Fly By Night

Billy Squier – Too Daze Gone

Bad Company – Movin’ On

Black Sabbath – Paranoid

Rush – Working Man

Metallica – Wherever I May Roam

Mas a música que tem a cara da série pra mim é Carry On My Wayward Son do Kansas. Até a letra da música tem a ver com trajetória dos irmãos, principalmente com as atitudes de Sam:



Clique aqui e aqui para conferir mais uma cacetada de músicas da trilha, episódio por episódio.

Tensão X Humor

Os roteiristas têm a incrível habilidade de oscilar entre os sustos e constante tensão de um episódio e depois conseguir fazer o espectador rir o tempo inteiro em outro, como poucas vezes vi em uma trama, olah que ja vi muitas em? haha. A veia cômica vale tanto para os escritores quanto para o elenco que parecem estar afiados em qualquer circunstância. Um dos exemplos clássicos de quanto o clima nos sets é descontraído é a já conhecida versão de Eye Of The Tiger do Survivor dublada por meu Jensen Ackles (Dean), no final do episódio Yellow Fever da quarta temporada. Sem contar os inúmeros episódios onde o “F*da-se” é ligado em relação ao mote principal da temporada e a história vira praticamente uma sitcom.

Supernatural Origins

HQ prequel que se passa na época entre a morte de Mary Winchester e o início da saga. Mostra a jornada solitária de John à procura do demônio de olhos amarelos. Escrita pelo produtor Peter Johnson (que se baseou num argumento escrito por Geoff Johns) e desenhada por Matthew Dow Smith, a minissérie tem 6 edições lançadas pela Wildstorm (pertencente à DC Comics)

Capa da primeira edição de Supernatural Origins, publicada pela Wildstorm

(Capa da primeira edição de Supernatural Origins, publicada pela Wildstorm)

O SBT atualmente voltou a exibir a temporada e vem arrancando uma excelente audiência para o horário, diariamente às 21h(eu assisto!) Essa semana começou uma nova temporada, vale a pena assitir o/

2 comentários:

isabella M. disse...

supernatural é muito bom ! hihi,quando o dean morreu,eu fiquei tão puta..só ai eu percebi o quanto gostava da série e tal :D rs

Beatriz Leite. disse...

pois é, pena que vai acabar no sbt!